Apresentação

A ideia que acarretou a criação desse blog surgiu a partir da necessidade de um espaço alternativo para fomentar discussões e debates sobre temas diversos relacionados a realidade local, regional, nacional e até mesmo internacional. Os textos publicados neste veículo retratam nossas opiniões acerca da atual realidade, mas a participação de nossos leitores é de suma importância, nesse sentido, sintam-se a vontade para opinar, comentar as matérias e até enviar seus próprios textos para serem publicados neste ambiente virtual.

domingo, 8 de maio de 2011

Índia será o país mais populoso do mundo em dez anos

 A ONU já traçou o novo mapa da população mundial. E nessa distribuição a China será desbancada muito em breve pela Índia como país mais populoso do planeta. Isso acontecerá em 2021, quando os dois gigantes emergentes concentrarão 36,1% de todas as pessoas que vivem no mundo. Os EUA perderão o terceiro lugar na segunda metade deste século, para a Nigéria.

Essa projeção faz parte da última revisão do Relatório de População da ONU, que é feito a cada dois anos. A novidade nesta edição é que se faz uma estimativa para mais de 50 anos, até 2100. Além disso, utiliza-se um novo método de cálculo da fecundidade, o elemento chave para antecipar movimentos demográficos. Quando este século acabar, o planeta terá 10,1 bilhões de habitantes, prevê a ONU.

Um planeta cheio de desequilíbrios demográficos e com muito movimento. Neste verão, a população mundial vai beirar os 6,9 bilhões, e daí crescerá até 9,3 bilhões em 2050. Um aumento que equivalerá à população da China e da Índia juntas. A nova projeção difere ligeiramente da que a ONU fez há dois anos, de 9,1 bilhões para meados do século.

O ritmo de crescimento será atenuado de 1,16% ao ano entre 2010 e 2015 para 0,4% entre 2045 e 2050. Daí baixará até estancar nos últimos cinco anos do século. Essa desaceleração, explicou Hania Zlotnik, diretora do departamento de População da ONU, se deve à queda da taxa de fecundidade. A China atingirá o teto em 2030, mas a Índia crescerá muito mais rápido e alcançará o ponto mais alto nove anos antes.

Hoje, 82% da população mundial vivem nos países menos desenvolvidos, segundo a ONU. Mas, olhando para o futuro, o organismo indica que nos países ricos o número de habitantes ficará praticamente estável, em torno de 1,3 bilhão, nas próximas quatro décadas, enquanto nas regiões menos desenvolvidas crescerá de 5,7 bilhões para 8 bilhões.

Isto é, até 2050, 85,9% da humanidade viverão em países em desenvolvimento ou pobres. Então haverá pelo menos cinco países subdesenvolvidos que estarão entre os 20 mais povoados (Bangladesh, República Democrática do Congo, Etiópia, Tanzânia e Uganda). A essa lista se somarão outros quatro antes que acabe o século (Zâmbia, Níger, Malaui e Sudão).

Nesse novo traçado do mapa dos desequilíbrios populacionais se prevê que a Ásia atingirá o teto entre 2050 e 2060, antes de começar a baixar. Isso não evitará que o continente continue sendo a região mais populosa. Mas, como indica a responsável pelo relatório, "a população africana está crescendo com grande rapidez", em um ritmo de 2,3% ao ano, contra 1% da asiática e 0,1% da europeia.

A África dobrará assim sua população até 2044, inclusive havendo um declínio no índice de fecundidade, afirma Zlotnik. A ONU indica que graças aos avanços para reduzir a expansão da Aids a nova projeção leva em conta uma queda da mortalidade atribuída à doença em países com alta taxa de fecundidade, onde a expectativa de vida passará de 56 para 69 anos em 2050, e até 77 anos em 2100.

As projeções demográficas da ONU, que preveem uma convergência das taxas de fecundidade de forma a garantir a substituição geracional, antecipam um envelhecimento notável. Em 2050 os maiores de 60 anos serão 22% da população, contra os atuais 11,2%. Os menores de 15, hoje 26,6%, cairão para 20%.

Para a Espanha, projeta-se que a população se aproxime de 46,5 milhões este ano, para subir até 49,5 milhões em 2025 e atingir o teto com 51,3 milhões em 2050, antes de começar a cair até 45 milhões em 2100. E, como indica a ONU, será um dos países com maior porcentagem de maiores de 80 anos.

A idade média espanhola aumentará dos 40,5 para 48,9 anos na metade do século, para baixar a 47,5 em 2100. A expectativa de vida continuará crescendo nos dois grupos de países, industrializados e em desenvolvimento.

Fonte: El País

Um comentário:

  1. Oi jente entra no meu vidio o link esta abaixo

    http://www.youtube.com/watch?v=zhqydFjEHo4

    ResponderExcluir