Apresentação

A ideia que acarretou a criação desse blog surgiu a partir da necessidade de um espaço alternativo para fomentar discussões e debates sobre temas diversos relacionados a realidade local, regional, nacional e até mesmo internacional. Os textos publicados neste veículo retratam nossas opiniões acerca da atual realidade, mas a participação de nossos leitores é de suma importância, nesse sentido, sintam-se a vontade para opinar, comentar as matérias e até enviar seus próprios textos para serem publicados neste ambiente virtual.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"Modelo socialista combaterá a pobreza", diz ministro venezuelano

"Só o socialismo e a revolução podem combater a pobreza e criar um país produtivo", disse o ministro venezuelano da Ciência, Tecnologia e Indústrias Intermediárias, Ricardo Menéndez, durante sua aparição perante a Assembleia Nacional (AN).

O funcionário detalhou hoje que o governo tem investido 393 bilhões de dólares na área social, em contraposição aos 71,5 bilhões de dólares que foram alocados durante os 40 anos antes do triunfo do projeto bolivariano conduzido por Hugo Chávez.

"Aí estão os recursos dos venezuelanos, estão em investimentos sociais no resgate das condições de vida de um povo", afirmou Menéndez.

O ministro explicou que esse dinheiro foi destinado a fortalecer o sistema nacional de saúde que, antes da revolução, tinha capacidade para atender a apenas 3,5 milhões de venezuelanos, enquanto atualmente abarca a atenção a 20 milhões. Além disso, ele completou, 2,4 milhões de estudantes universitários que agora existem no país se beneficiam destes recursos, ao passo que no passado, apenas 600 mil tiveram acesso ao ensino superior.

Ele lembrou que antes da chegada da Revolução, a renda advinda do petróleo privilegiava alguns poucos. "Agora a revolução bolivariana construiu um país caracterizado pela igualdade, para que dessa forma se possa reduzir as assimetrias", ressaltou.

Na terça-feira os ministros venezuelanos da área de economia produtiva apresentaram os respectivos relatórios sobre a gestão de 2010, diante dos deputados da Assembleia Nacional.

Além de Menéndez também apresentaram relatórios Juan Carlos Loyo, de Agricultura e Terras, José Khan, de Indústrias Básicas e Mineração, Edmée Betancourt, de Comércio, e Alejandro Fleming, do Turismo.

Fonte: Imprensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário