Apresentação

A ideia que acarretou a criação desse blog surgiu a partir da necessidade de um espaço alternativo para fomentar discussões e debates sobre temas diversos relacionados a realidade local, regional, nacional e até mesmo internacional. Os textos publicados neste veículo retratam nossas opiniões acerca da atual realidade, mas a participação de nossos leitores é de suma importância, nesse sentido, sintam-se a vontade para opinar, comentar as matérias e até enviar seus próprios textos para serem publicados neste ambiente virtual.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ativista José Procópio fala sobre manifestação popular em Caicó contra a corrupção

Marcos Dantas - Qual foi o principal objetivo da mobilização feita pelo Fórum de Debates na manhã de hoje em Caicó?
Procópio Lucena - O Fórum não tem objetivo nem de punir e nem de defender ninguém. Somos um conjunto de organizações, desde as igrejas católicas e evangélicas, e movimentos sociais diversos, e que lutam pela ética na política e transparência na coisa pública. O Fórum não foi às ruas nem pra pedir que quem esteja afastado volte, e nem defender que quem está lá dentro vá pra fora. O papel do ato foi dizer não a impunidade, e queremos a punição dos culpados, que assim a Justiça identificar. Foi um ato pacífico, ordeiro, pautado no estado democrático e de direito. Estamos querendo dizer: houve duas autoridades conversando um dialogo, dentro da Casa do Povo, e foi gravado em áudio ambiental, gravado todo um ensinamento. Foi como o bispo Dom Delson disse no seu discurso: se é verdade esse fato, meus pêsames a todos. Estamos sugerindo que apura as denúncias, e se comprove se teve ou não atos errados. O Brasil inteiro tomou conhecimento, e quem ouviu a fita ficou impressionado com a forma, inclusive, fácil de dizer como deveria ser feito às coisas, porque devia os detalhes operacionais, quem se beneficia com isso ou com aquilo. Nós rompemos à barreira da ditadura, e fomos para as ruas, conclamar a população a exercer a cidadania. O Fórum está solicitando a apuração de uma denúncia feira por um vereador, e entregue ao Fórum. Fomos a todas as instancias mostrar a denúncia.

A manifestação superou as expectativas do Fórum?
Sim. Nós sabemos que nossa cultura ainda é de esperar que os outros resolvam por mim, ou que os rádios resolvam. Caicó tem uma cultura muito interessante: a população está na reunião e corre pra casa, pra ouvir o que o rádio vai dizer, por isso que o rádio em Caicó tem uma força impressionante. Julgamos que foi um ato bonito, o envolvimento dessas forças foi uma demonstração de que a democracia vale a pena e o crime não compensa. Vamos caminhar mais, sem agressão a ninguém. Estamos tratando de uma crise em uma instituição que consideramos extremamente importantes, já que é a casa do povo.

Este foi o primeiro ato de muitos que virão pela frente?Foi sim. Já há um conjunto de outras articulações surgindo, para que a gente se mobilize mais. Vamos voltar na próxima semana a todos os órgãos que entregamos as denuncias. Vamos ficar numa vigilância de rua e outra no Judiciário. Serão duas frentes permanentes, e recebemos hoje muitas pessoas do povo, de instituições que a gente nunca imaginou que querem se integrar ao movimento. Acreditamos que a Justiça vai investigar, a Policia Federal já recebeu o Ministério Público também, e sentimos que quando viram a peça, ficaram preocupados e diziam pra nós: vamos fazer nossa parte, e vocês façam a sua. O povo quer que o dinheiro público seja aplicado com honestidade. Nós somos obrigados a zelar o patrimônio público, porque não é meu, é nosso. Não é justo que as pessoas paguem seus impostos e vejam uma fita daquela. O orçamento da Câmara para este ano é de 3 milhões de reais. Dividindo por 12 meses, cada vereador custa para o município 29 mil reais, ou seja, 53 salários mínimos por mês. Depois de transitado em julgado é que alguém pode ser acusado. Por isso que queremos que a apuração seja feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário