Apresentação

A ideia que acarretou a criação desse blog surgiu a partir da necessidade de um espaço alternativo para fomentar discussões e debates sobre temas diversos relacionados a realidade local, regional, nacional e até mesmo internacional. Os textos publicados neste veículo retratam nossas opiniões acerca da atual realidade, mas a participação de nossos leitores é de suma importância, nesse sentido, sintam-se a vontade para opinar, comentar as matérias e até enviar seus próprios textos para serem publicados neste ambiente virtual.

sábado, 11 de junho de 2011

Enem volta a bater recorde e tem 6,2 milhões de inscritos

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano bateu recorde, chegando a 6.221.697. A Região Sudeste teve o maior número de participantes, com 2.312.312 inscritos, seguida da Nordeste (1.903.135), Sul (780.802), Norte (651.995) e Centro-Oeste (573.453).

Segundo o Ministério da Educação, os estudantes que ainda não pagaram a taxa de inscrição, de R$ 35, devem fazê-lo até esta segunda-feira (13) para confirmar sua inscrição. As provas estão marcadas para os dias 22 e 23 de outubro.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, entre elas, 39 universidades federais. A partir do ano que vem, a prova terá pelo menos duas edições por ano — uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição de 2012 já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril.

A participação no Enem é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame do ensino médio e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

 com informações da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário