Apresentação

A ideia que acarretou a criação desse blog surgiu a partir da necessidade de um espaço alternativo para fomentar discussões e debates sobre temas diversos relacionados a realidade local, regional, nacional e até mesmo internacional. Os textos publicados neste veículo retratam nossas opiniões acerca da atual realidade, mas a participação de nossos leitores é de suma importância, nesse sentido, sintam-se a vontade para opinar, comentar as matérias e até enviar seus próprios textos para serem publicados neste ambiente virtual.

sábado, 30 de abril de 2011

“Não tenho motivo para sair do PC do B”, diz Roberto Germano

Em entrevista à Rádio Caicó AM, após o encontro com o presidente estadual do PC do B, Antenor Roberto o ex-prefeito de Caicó, Roberto Germano, que preside o diretório caicoense do partido, negou o interesse de deixar a legenda, mesmo reconhecendo a importância dos convites que recebeu, nos últimos meses, de nomes como o ministro Garibaldi Filho, os deputados Henrique Eduardo e Nelter Queiroz, além do vereador Lobão Filho para ingressar no PMDB. "Até hoje eu não tenho motivo para sair do PC do B. Os convites existem e ficamos lisonjeados, mas não existe nada definitivo de mudança de partido, não temos nada de concreto, de mudar ou não de partido", disse Roberto Germano. O ex-prefeito avaliou de forma positiva a reunião com os dirigentes locais do PC do B. "Já fazia dias que não nos reunimos. Após a eleição teve uma avaliação estadual e fazia tempo que não discutíamos assuntos de interesse do partido", explicou.

Roberto Germano, que vai disputar a prefeitura de Caicó pelo PC do B no próximo disse que a meta a partir de agora, é costurar o maior número de apoios, para a formação de seu palanque. "Vamos iniciar pela aliança que foi feita no campo de 2008, com o PV, PMDB, PDT, PMN, PRB, e porque não ampliar conversando com o PT, o PR. O projeto não é meu, e sim de Caicó. Com esse rompimento de João Maia com Vivaldo, porque não procurar o PR de João Maia, logicamente não tendo Bibi Costa no palanque", finalizou. A entrevista vai ser levada ao ar no Panorama Seridó (Rádio Caicó AM) desta segunda-feira (02).

Fonte: Marcos Dantas

Presidente estadual do PC do B reúne diretório caicoense e garante: "Roberto Germano fica no partido"

Em entrevista que concedeu à Rádio Caicó AM, o presidente estadual do PC do B, Antenor Roberto comentou sobre os constantes convites que o ex-prefeito Roberto Germano vem recebendo, para deixar o partido e se filiar ao PMDB. Ele, após a reunião de mais de cinco horas em Caicó, saiu garantindo que Roberto Germano fica no PC do B, e vai ser o candidato a prefeito pelo partido.
Seguem trechos da entrevista que será veiculada no Panorama Seridó (Rádio Caicó AM) desta segunda-feira (02):
Marcos Dantas - Qual foi o objetivo e sua avaliação dessa reunião em Caicó?Antenor Roberto - Foi uma retomada da reorganização do partido, porque aconteceu no Plano Nacional o sétimo encontro sobre a organização do partido. O PC do B está hoje fazendo o contrário de outros partidos, montando cada vez a concepção de partido, com organização, militância, com estruturação partidária. E como temos uma pré-candidatura a prefeito, com a representatividade social que tem Roberto Germano, precisamos discutir que partidos vão responder a estas exigências na discussão atual. Temos também o vereador Almir Filho na Câmara Municipal. Você tem que ter vereador e um candidato, mas tem que ter um partido funcionando pra permitir a formação de aliança, porque agora se trata de construir uma ampla aliança em torno de uma pré-candidatura, que já mostrou nesta ultima eleição mais uma vez, que o povo quer fazer dele, prefeito de Caicó.

Você chega à Caicó em um momento onde Roberto Germano recebe vários convites para deixar o PC do B. Nesta reunião de hoje, ele garantiu que fica no partido?Sim. Garantiu sim. Até porque ele já tinha conversado com o partido e explicado as razões destes convites. E é normal. Qual o partido que não quer um Roberto Germano na sua fileira? Mas a historia mostra que nós soubemos combinar um Roberto Germano de uma historia ligada ao povo, mas também com alguém que precisa avançar politicamente, numa perspectiva deste campo que a gente atua hoje no Brasil, que é o governo Dilma Roussef, sucedendo os dois governos de Lula. Então essa realidade precisa de materializar em cidades de porte, como Caicó, já que amadureceu e está em condições de ter forças políticas governando, em sintonia com o governo federal.

Então Roberto Germano continua sendo a opção do PC do B para disputar a prefeitura de Caicó?Não só do PC do B, porque não podemos ter uma visão egoísta dele, como candidato apenas do PC do B, mas em uma ampla aliança também. Daí nós vamos conversar com o PT, PMDB, PDT, PV e agora com essa mudança no PR, vamos também conversar com o PR, que integra a base do Governo Dilma Roussef. Já conversei com a deputada federal Fátima Bezerra e nossa vontade é de discutir a sucessão das prefeituras do RN, não só olhando para Natal.

Essa permanência de Roberto Germano no PC do B se deve mais a condição dele de primeiro suplente da coligação com o PDT na Assembléia?Não. A nossa relação com Roberto é política, porque o PC do B não foi o primeiro partido dele, ele já tem experiência de outros partidos. O que estamos mostrando é que alem da candidatura popular que ele representa, é preciso incorporar organicidade em torno dessa candidatura. Então, nós não estamos raciocinando apenas pelo lado da suplência, porque de qualquer forma é apenas uma suplência, já que o titular é do PDT. Mas nós podemos discutir com o PDT também, e agora com essa decisão do Supremo, uma possibilidade de em algum momento, Roberto Germano assumir esse mandato na Assembléia para fazer algum trabalho mais concreto com relação à Caicó, antes mesmo da eleição de prefeito.

O PC do B também pensa em acompanhar mais de perto o mandato do vereador Almir Filho em Caicó?Foi com muita alegria que Almir Filho convidou o partido para uma reunião especifica na próxima quarta-feira, em razão do caos que tomou conta da política de Caicó, tanto no legislativo como no executivo. Ele está no fogo dessa crise da Câmara e como vereador de primeiro mandato, mostrou certa decepção com os mecanismos de funcionamento de uma Câmara Municipal, mas nós mostramos a ele a importância da participação do mandato do PC do B lá, e para boa surpresa, topou renovar seus propósitos com o PC do B de seu mandato, e convidou para uma reunião quarta-feira e discutir a reorganização do mandato e uma tática de atuação na Câmara, para tirá-lo um pouco do isolamento e ser vítima desse processo. Ele pediu o apoio do partido nesse assessoramento político e vamos fazer isso.

O PC do B quer disputar as prefeituras do próximo ano no maior número de municípios possível?Você pra ter candidaturas precisa assentar em bases concretas. As urnas de 2010 mostraram que Roberto Germano tem representativa política e eleitoral para disputar, e por isso a sua pré-candidatura. Outro município foi Apodi, onde tivemos um excelente desempenho do professor Flaviano, e estamos dispostos a confirmar sua candidatura. Outro município será Parnamirim, onde Walter Fernandes, que é o presidente do PC do B de lá, e vai apresentar sua pré-candidatura a prefeito. Já temos três cidades de porte grande. Em outras cidades, não podemos só pensar na gente e temos que ter reciprocidade. Onde o PT tiver condições de disputar, nós deveremos apoiar. Em Natal começamos a conversar com o PDT, mas sem excluir a aliança com o PT. Onde o PT estiver mais forte, nós apoiaremos, e onde tivermos mais condições, eles nos apóiam. Mesma coisa fazer com o PDT, também fazer isso com o PSB, já que em Mossoró eles podem apresentar de novo a candidatura de Larissa Rosado, mas tudo isso são conversas iniciais. É preciso ver a política com reciprocidade. Candidato bom não é só aquele que seu partido recebe apoio, mas também tem que saber apoiar outras candidaturas de sua base.

Qual a postura do PC do B com relação ao governo de Rosalba Ciarlini?De oposição. Rosalba foi um dos fatos inéditos do Brasil. O DEM derrotou em primeiro turno a base aliada do presidente Lula. Foi um constrangimento na política tanto para o Governo como para o Senado. E nós estamos num momento de recomposição do campo do Governo Federal aqui no RN. Por isso precisamos ter paciência para construir candidaturas vitoriosas em Natal, na região metropolitana e em cidades como Caicó, Apodi, Mossoró, Parnamirim e outras.

Fonte: Marcos Dantas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Em dez anos, população feminina superou a masculina em 4 milhões

O Brasil passou a ter quase 4 milhões de mulheres a mais do que homens em dez anos, segundo dados do Censo Demográfico 2010, divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A relação entre os gêneros, segundo o estudo, é de 96 homens para cada 100 mulheres.

“Isso já vem ao longo dos censos e é em função da mortalidade. Apesar de nascerem mais homens, como a mortalidade dos homens é superior à das mulheres ao longo da vida, no final, você tem um contingente maior de mulheres”, explicou Fernando Albuquerque, gerente de projetos da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.

De acordo com Albuquerque, nascem 105 homens a cada 100 mulheres, mas como eles estão mais vulneráveis a situações de violência, por exemplo, o número de mortes é maior.

A capital carioca foi apontada no levantamento como a unidade da Federação com a menor proporção entre pessoas do sexo masculino e feminino, ao concentrar 91,2 homens para cada 100 mulheres.

A Região Norte é a única do país onde o contingente masculino é superior ao feminino. Segundo Fernando Albuquerque, esse fenômeno ocorre “em função dos movimentos migratórios e também do tipo de atividade – extrativa e de mineração –, em que os homens são a grande maioria”.

Outra constatação do levantamento que verificou a situação demográfica do país e as mudanças ocorridas entre 2000 e 2010 foi o envelhecimento da população brasileira que somou cerca de 190 milhões de habitantes (190.755.799) no ano passado. De acordo com o IBGE, o crescimento absoluto da população adulta e o aumento da participação da população idosa no país foram os fatores que mais contribuíram para o aumento da população brasileira.

O Censo Demográfico mostra que os grupos etários de menos de 20 anos vêm diminuindo no contingente populacional. “Em cada censo, a base [do gráfico demonstrativo onde a base representa a população mais jovem] se estreita mais em função da queda da fecundidade e o topo se alarga mais, com indicativo de maior longevidade”, explicou Albuquerque.

No cenário brasileiro, apenas no Norte e no Nordeste ainda mantêm uma base mais larga, ou seja, um contingente de jovens ainda maior do que em outras regiões. De acordo com o gerente de projetos do IBGE, a justificativa é que estados da região norte e nordeste iniciaram o processo de transição demográfica mais tarde do que no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. “O declínio da fecundidade foi posterior ao das outras regiões isso faz com que o número de filhos ainda seja mais alto do que em outras regiões.”

Segundo Fernando Alburquerque, a tendência é de uma convergência no país, “com redução da diferença entre fecundidade e mortalidade entre as grandes regiões brasileiras”.

IBGE divulga censo 2010; população é de quase 191 milhões

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de divulgar os primeiros dados definitivos do Censo de 2010. Segundo o levantamento, o Brasil tem 190.755.799 habitantes. A Sinopse do 12º Recenseamento Geral do Brasil, publicada nesta sexta-feira (29), oferece uma série de informações, desde o primeiro Censo, realizado em 1872, sobre a evolução demográfica do país.

O Censo visitou 67,5 milhões de domicílios em 5.565 municípios e é a mais complexa operação estatística realizada por um país, sobretudo quando tem dimensões continentais como o Brasil, com 8.515.692,27 km², distribuídos em um território heterogêneo, muitas vezes de difícil acesso, composto por 27 Unidades da Federação e 5.565 municípios. Trabalharam nessa operação 230 mil pessoas, sendo 191 mil recenseadores. Foram investidos R$ 1,2 bilhão durante o ano de 2010, o equivalente a quatro dólares por habitante.

Os recenseadores visitaram 67,5 milhões de domicílios no período de 1º de agosto a 31 de outubro de 2010 e ao menos um morador forneceu informações sobre todos os moradores de cada residência.

População cresce 4 vezes em 138 anos
A população do Brasil alcançou a marca de 190.755.799 habitantes na data de referência do Censo Demográfico 2010 (noite de 31 de julho para 1º de agosto de 2010). A série de censos brasileiros mostra que a população experimentou sucessivos aumentos em seu contingente, tendo crescido quase vinte vezes desde o primeiro recenseamento realizado no Brasil, em 1872, quando tinha 9.930.478 habitantes.

Até a década de 1940, predominavam altos níveis de fecundidade e mortalidade no país. Com a diminuição desta última em meados dos anos 1940 e a manutenção dos altos níveis de fecundidade, o ritmo do crescimento populacional brasileiro evoluiu para quase 3,0% ao ano na década de 1950. No começo dos anos 1960, os níveis de fecundidade começaram lentamente a declinar, queda que se acentuou na década seguinte. Esse fato fez com que as taxas médias geométricas de crescimento anual da população subsequentes também caíssem. Em comparação com o Censo 2000, a população do Brasil apresentou um crescimento relativo de 12,3%, o que resulta em um crescimento médio geométrico anual de 1,17%, a menor taxa observada na série em análise.


Maior crescimento: Norte e Centro-Oeste
Entre 2000 e 2010, o crescimento populacional não se deu de maneira uniforme entre as Grandes Regiões e Unidades da Federação. As maiores taxas médias geométricas de crescimento anual foram observadas nas regiões Norte (2,09%) e Centro-Oeste (1,91%), onde a componente migratória e a maior fecundidade contribuiram para o crescimento diferencial. As dez Unidades da Federação que mais aumentaram suas populações em termos relativos se encontram nessas duas regiões, com destaque para Amapá e Roraima, que apresentaram um crescimento médio anual de 3,45% e 3,34%, respectivamente. As regiões Nordeste (1,07%) e Sudeste (1,05%) apresentaram um crescimento populacional semelhante. A região Sul (0,87%), que desde o Censo de 1970 vinha apresentando crescimento anual de cerca de 1,4%, foi a que menos cresceu, influenciada pelas baixas taxas observadas no Rio Grande do Sul (0,49%) e no Paraná (0,89%).

Por deter o maior contingente populacional, o Sudeste foi responsável pela maior parcela do incremento populacional em termos absolutos, tendo absorvido 37,9% do crescimento total do país entre os dois últimos censos. O segundo lugar em importância correspondeu ao Nordeste, cujo peso no incremento populacional entre 2000 e 2010 alcançou 25,5%. Essas duas regiões detiveram 63,4% (13,3 milhões de pessoas) do total do incremento da população na última década. As Unidades da Federação com maior participação absoluta no crescimento populacional do país na década passada foram São Paulo (20,2% do incremento populacional, ou 4,2 milhões de pessoas), Minas Gerais (8,1%, ou 1,7 milhão), Rio de Janeiro (7,6%, ou 1,6 milhão), Pará (6,6%, ou 1,4 milhão) e Ceará (4,9%, ou 1,0 milhão). Estas duas últimas assumiram os postos que na década anterior eram de Bahia e Paraná.

As regiões mais populosas foram a Sudeste (com 42,1% da população brasileira), Nordeste (27,8%) e Sul (14,4%). Norte (8,3%) e Centro-Oeste (7,4%) continuam aumentando a representatividade no crescimento populacional, enquanto as demais regiões mantêm a tendência histórica de declínio em sua participação nacional.

Os estados mais populosos do Brasil – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná – concentram, em conjunto, 58,7% da população total do país. São Paulo é o estado com a maior concentração municipal de população, onde os 32 maiores municípios (5,0%) concentram quase 60,0% dos moradores do estado. A menor concentração acontece no Maranhão, onde a população dos 11 maiores municípios, que também representam cerca de 5,0%, corresponde a 35,4% do total do estado.

Entre os municípios mais populosos, 15 apresentaram população superior a 1 milhão de habitantes, contra 13 em 2000. Somente este grupo reunia 40,2 milhões de pessoas em 2010, o que corresponde a 21,1% da população total do país. Os três municípios mais populosos continuaram sendo São Paulo (11.253.503 habitantes), Rio de Janeiro (6.320.446) e Salvador (2.675.656). Belo Horizonte (2.375.151) passou a ser o sexto mais populoso em 2010, sendo superado por Brasília (2.570.160) e Fortaleza (2.452.185).

Entre os 15 municípios com mais de 1 milhão de habitantes, os que mais cresceram em dez anos foram Manaus (1.802.014 pessoas em 2010), que com uma taxa de 2,51% ao ano, passou de nono para sétimo mais populoso; e Brasília (2.570.160), que passou de sexto para quarto, com um crescimento médio anual de 2,28%. Porto Alegre (1.409.351 pessoas) foi o município que menos cresceu nesse grupo, com incremento anual de apenas 0,35% ao ano.

As capitais das regiões Norte e Nordeste cresceram mais que os demais municípios de suas respectivas Unidades da Federação, com exceção do Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A maior diferença entre as taxas médias geométricas de crescimento anual foi observada no Tocantins, onde Palmas – a capital que mais cresceu no Brasil – apresentou uma taxa de 5,21%, enquanto os demais municípios do estado cresceram 1,25% ao ano.

Na Região Sul, Curitiba e Florianópolis cresceram mais que o conjunto dos demais municípios de seus estados, enquanto Porto Alegre – capital com o menor crescimento populacional, de 0,35% ao ano – cresceu menos que os outros municípios do Rio Grande do Sul (também o menor crescimento entre o grupo dos demais municípios, de 0,51%). Na Região Centro-Oeste, com exceção do Mato Grosso do Sul, o crescimento dos municípios das capitais foi menor que o dos demais municípios, ocorrendo o mesmo em todos os estados do Sudeste.

Média de moradores por domicílio cai para 3,3
No Brasil, a densidade domiciliar, relação entre as pessoas moradoras nos domicílios particulares ocupados e o número de domicílios particulares ocupados, apresentou um declínio de 13,2% no último período censitário, mais acentuado que os 9,6% observados entre os Censos de 1991 e 2000, passando de 3,8, em 2000, para 3,3, em 2010. Esse comportamento persistiu tanto na área urbana quanto na área rural.

A região Norte tem a maior densidade domiciliar, enquanto a Sul apresenta a menor, sendo que a tendência de declínio é uma característica geral e está diretamente relacionada à redução da fecundidade. Das cinco regiões, apenas a Norte apresenta média de moradores por domicílio igual a 4,0. Nas demais, esse valor já se situa entre os 3,1 da região Sul e os 3,5 do Nordeste. No contexto estadual, as médias oscilam entre 3,0, no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, e 4,3, nos estados do Amazonas e Amapá.

Fonte: IBGE

Trabalhadores em educação do Estado deflagram greve

Após meses de negociações com o governo do Estado sem obter sucesso, os trabalhadores em Educação resolveram entre em greve. A suspensão das atividades nas escolas da rede já iniciaram e não há previsão para fim. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada nessa quinta-feira (29), que teve a participação de mais de mil trabalhadores.

O principal fator que estimulou a deliberação foi a solicitação feita pela governadora na última assembleia que teve com a direção do Sinte, nessa quarta-feira (27). Na ocasião, o governo expôs a sua situação financeira e pediu mais 120 dias à categoria para dar uma resposta às reivindicações feitas. Os trabalhadores interpretaram a solicitação do governo como uma jogada para protelar o pagamento dos Direitos.

Entre as principais solicitações da categoria estão, a revisão do Plano de Carreira do Magistério; o pagamento do Plano aos demais servidores, que já foram enquadrados; o cumprimento da Lei que estabelece o Piso Nacional dos educadores e o pagamento de direitos em atraso.

Fonte: SINTE/RN

Blog: Neste dia 29 foi a vez da Regional de Caicó realizar sua Assembléia e deflagrar a greve. Vamos a luta!

Plano para erradicar pobreza extrema mira 1,5 milhão de famílias

O Plano Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema — que será lançado pelo governo federal em maio — tem três grandes eixos de atuação: a universalização do acesso aos programas de transferência de renda, a ampliação e a qualificação dos serviços públicos e a chamada inclusão produtiva, para capacitação de mão de obra.

De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o plano contemplará 1,5 milhão de famílias que ainda não têm acesso ao Bolsa Família e vivem em condição de pobreza extrema. “Vamos fortalecer os programas de transferência de renda. Nosso grande objetivo é a universalização do Bolsa Família”, disse ela. Atualmente, 13 milhões de famílias recebem o benefício.

São famílias que ainda não têm acesso ao programa porque moram em locais distantes ou porque, mesmo em grandes centros urbanos, não têm acesso à informação, disse a ministra. “Às vezes, a pessoa se sente tão excluída que nem entende que isso é um direito dela. Portanto, nosso trabalho é ir atrás dessas pessoas.”

Nessa busca, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome terá ajuda das demais pastas, para que o governo consiga incluir as famílias nos programas de transferência de renda. “Como anunciou a presidenta Dilma [Rousseff], a ideia é ter sucesso até 2014. Temos de nos preparar para receber essa população que estará entrando no Cadastro Único [sistema de informação sobre famílias que podem ser incluídas em programas sociais]”, afirmou Tereza.

Outro objetivo do plano é ampliar e qualificar os serviços públicos que o Estado brasileiro oferece, como saúde, educação e assistência social. Segundo a ministra, uma parcela importante da população pobre não tem acesso total ou parcial a tais serviços. Isso ocorre porque os serviços que são apresentados não são adequados a essa população. “Vamos repensar tais serviços para que cheguem a essas pessoas”, disse a ministra.

Com o lançamento do plano, serviços que hoje são oferecidos a apenas uma parcela da população de baixa renda, como o recente programa de acesso a medicamentos para tratamento de hipertensão e diabetes, deverão chegar à população em pobreza extrema. De acordo com a ministra, das quatro doenças que mais atingem a população em pobreza extrema no mundo, duas são exatamente a hipertensão e o diabetes.

“Apesar de a população padecer desses males, e os medicamentos serem distribuídos gratuitamente, eles não estão chegando a essas pessoas. Vamos ter de montar uma estratégia para garantir que esse e outros serviços que oferecemos cheguem a essa população”, diz a ministra.

O Plano de Erradicação da Pobreza Extrema também prevê o aumento da mão de obra qualificada no Brasil. Para Tereza Campello, embora o país cresça de forma sustentável, ainda há falta de mão de obra especializada. “Nossa população do Bolsa Família continua não tendo acesso a essas oportunidades. Portanto, estamos organizando um conjunto de ações que envolvem qualificação e outras ações importantes”, concluiu a ministra.
Fonte: Agência Brasil

Com Pronatec, governo promete R$ 1 bi e mais 200 escolas técnicas

A presidente Dilma Rousseff lançou, nesta quinta-feira (28), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), uma continuação da expansão das escolas técnicas realizada no governo do ex-presidente Lula — lembrado na cerimônia por Dilma e o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Com a iniciativa — promessa de campanha —, Dilma espera reduzir um problema crônico para o crescimento dos serviços e da indústria nacional: a falta de mão de obra especializada. O orçamento deste ano será de R$ 1 bilhão — sendo R$ 700 milhões para bolsas de estudo e R$ 300 milhões para financiamento estudantil. A verba para a construção das escolas já está prevista no Orçamento do Ministério da Educação.

O objetivo do Pronatec, de acordo com Haddad, é construir mais 200 escolas técnicas até 2014. Somadas às 140 existentes até 2002 e às 214 inauguradas na gestão Lula, em quatro anos serão 554 unidades unidades. Haddad disse que 81 novas escolas já estão em construção e deverão ser entregues até o início do ano que vem.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terá R$ 3,5 bilhões para escolas do sistema S — Sesi, Senai, Sesc e Senac.

“Pretendemos ampliar a expansão da rede de escolas técnicas da federação, aportando recursos do BNDES para que possam antecipar o plano de investimento. Aquilo que seria feito em dez anos, vamos ampliar e dobrar a capacidade”, disse Haddad.
Fonte: O Globo

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Orlando Silva: “Copa vai mostrar o Brasil na sua inteireza”

O ministro do Esporte, Orlando Silva, disse que a Copa do Mundo de 2014 será uma oportunidade para o mundo conhecer o Brasil como ele é: um País que enfrenta suas dificuldades com projetos para o próprio desenvolvimento. “O mundo vai conhecer o Brasil na sua inteireza, com as suas virtudes e seus limites”, afirmou o ministro, nesta terça-feira (26), em Brasília, no lançamento da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social para a Copa do Mundo de 2014.

Orlando Silva assegurou que a Copa deixará um legado de intervenções em áreas urbanas que trarão ofertas adequadas de infraestrutura e serviços para a população. “Nós enfrentamos dificuldades não ocultando-as, mas apresentando projetos para desenvolver o nosso País”, afirmou o ministro.

E garantiu que: “Teremos estádios belíssimos, novos aeroportos, um bom sistema de transporte, mas teremos também toda a população brasileira percebendo o mundial da FIFA como algo que é seu”.

A Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social para a Copa do Mundo de 2014 é a sétima Câmara Temática lançada pelo governo federal - serão nove no total -, com a finalidade de discutir políticas e propor soluções técnicas para a preparação da Copa de 2014. Os governos estaduais e as prefeituras municipais também participam das discussões.

O trabalho da Câmara começará centrado na promoção da relação da cultura com o esporte, principalmente por meio de ações educativas. O ministro disse que pretende somar a visão do Ministério do Esporte ao trabalho dos representantes do Ministério da Cultura e das secretarias especiais de Direitos Humanos e Igualdade Racial que integram a Câmara.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, reforçou a necessidade de mostrar ao mundo a diversidade cultural brasileira, sem, no entanto, esconder seus problemas. “O Brasil é conhecido internacionalmente como o País do samba e do futebol, mas também pela violência e desigualdade social. Não vamos esconder isso, mas vamos mostrar a nossa riqueza cultural e trabalhar a nossa autoestima, mostrar que o brasileiro tem orgulho do que é”, explicou Ana.
Parceria com Nações Unidas
Também nesta terça-feira, o ministro do Esporte, Orlando Silva, recebeu o Sub-Secretário Geral das Nações Unidas e diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner. Na reunião foram discutidas as possibilidades de cooperação entre a entidade internacional e o governo brasileiro nas ações ambientais voltadas para a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016.

“O Pnuma realiza um trabalho com muitos países e cidades para incluir uma perspectiva sustentável a esses eventos. É uma oportunidade de investimentos em eficiência energética, gestão do lixo e desenvolvimento de projetos de ecoturismo”, disse Steiner.

Ainda segundo o representante da ONU, o Pnuma tem acompanhado as ações da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CTMAS) da Copa 2014. “É um progresso muito interessante. Podemos alinhar as diretrizes da Câmara às do Pnuma por meio de uma parceria.”

O ministro Orlando Silva destacou que é preciso formalizar um acordo de cooperação entre ONU e governo brasileiro com metas específicas para a preservação do meio ambiente. O objetivo é que a entidade acompanhe os projetos implantados no Brasil para os megaeventos esportivos e certifique as ações segundo padrões internacionais de sustentabilidade.

Com informações do Ministério do Esporte

Recursos do Saúde da Família estão suspensos em 345 municípios

O repasse de recursos para o programa Saúde da Família de 345 municípios foi suspenso pelo Ministério da Saúde. O órgão identificou irregularidades no cadastramento de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde feito pelas secretarias municipais de Saúde.

A suspensão das parcelas não causará prejuízo ao programa e permanecerá até que os municípios comprovem no Ministério da Saúde que as irregularidades foram corrigidas.

A suspensão do repasse foi publicada na edição de segunda-feira (25) do Diário Oficial da União. Os municípios citados na portaria vão deixar de receber somente a parcela do incentivo correspondente às equipes que apresentaram irregularidades no cadastramento dos profissionais.

Atualmente, existem 31.974 equipes do Saúde da Família prestando atendimento em todo o país.

Fonte: Agência Brasil

domingo, 24 de abril de 2011

Presente de Pascoa da Governadora (pediatra) Rosalba ao povo do RN

A Governadora Rosalba Ciarline (médica pediatra) presenteou o povo norte-riograndense, na semana santa, com o fechamento do Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, alegando falta de pediatras. O Governo da Rosa está apenas começando...

Governador de Santa Catarina deve deixar o DEM rumo ao PSD

Governador catarinense negocia troca de legenda, articula com prefeitos e já pensa em parceria até com o PC do B para as eleições municipais de 2012

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, vai deixar o DEM e desembarcar no PSD em um prazo máximo de dez dias. Como ele está negociando a troca de legenda com as bancadas estaduais e já se articulou com prefeitos das principais cidades catarinenses, um de seus interlocutores adianta que o governador promoverá um "arrastão" além dos limites do DEM.

A previsão é de que a regional catarinense do PSD nascerá maior que o DEM estadual, porque o governador trabalha para agregar à nova sigla quadros de outros partidos, como ocorre em outros Estados. Sua saída é vista por dirigentes do próprio DEM como uma espécie de golpe final que inviabiliza a sobrevivência do partido.

"Só com a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, o partido não resiste", afirma um dirigente nacional da legenda. Nos bastidores, ele admite que até o presidente do partido, senador José Agripino (RN), está "catastrófico" quanto ao futuro.

O grupo de Colombo avalia desde já que a simples mudança de sigla pode facilitar-lhes a vida na corrida pelas prefeituras, a partir da capital Florianópolis. Até a deputada Ângela Albino (PC do B) já teria sinalizado a possibilidade de uma parceria futura com o PSD do hoje pré-candidato do DEM a prefeito da capital, César Souza Júnior. No DEM, uma aliança entre os dois seria inviável. Já no PSD, a possibilidade de o PC do B entrar na chapa está posta.

Nada mal, em se tratando do terceiro e do quarto colocados na última eleição de prefeito de Florianópolis. O fato político é relevante sobretudo porque os dois primeiros colocados estarão fora da briga em 2012. O prefeito Dário Berger (PMDB) já foi reeleito e o deputado Esperidião Amin (PP), que ficou em segundo lugar em 2008, já disse que não disputa mais.

Fonte: Estadão.com

União ainda gasta com pensão criada há um século

Um século depois de criado, o desconhecido Montepio Civil da União sobrevive até os dias de hoje pagando vultosas pensões vitalícias, em média de R$ 20 mil mensais, a 237 herdeiros da alta magistratura. Em 2010, o Tesouro Nacional gastou R$ 58,6 milhões para pagar as aposentadorias ao seleto grupo de beneficiários.


Dados do Ministério da Fazenda apontam que os gastos com o pagamento de pensões do montepio vêm se mantendo estáveis nos últimos anos. O número de benefícios ficou inalterado. Em 2009, o governo desembolsou R$ 58,3 milhões para pagar os 237 pensionistas. Em uma década, o montante de beneficiários do montepio encolheu drasticamente: hoje é 15 vezes menor do que as 3.719 pessoas que desfrutavam do benefício em 2000.
 

A queda acentuada no número de pensões pagas se deve à extinção da possibilidade de aderir ao montepio. Desde 10 de maio de 1991, quando foi revogado o decreto que regulamentava a concessão do benefício, o Ministério da Fazenda não aceita mais adesões. Os valores pagos hoje são para beneficiários de quem entrou no sistema até o início da década de 90. Mesmo assim, a liberação dessas pensões continua pressionando as contas da previdência do funcionalismo público. As contribuições adicionais feitas pelos servidores para bancar a pensão vitalícia de seus familiares são insuficientes para cobrir as despesas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sábado, 23 de abril de 2011

Ações na Justiça pedem cassação de 11 governadores

Mais de um terço dos governadores eleitos em outubro já têm os mandatos questionados na Justiça. Levantamento feito nos Tribunais Superior Eleitoral (TSE) e Regionais Eleitorais (TREs) mostra que 11 dos 27 chefes dos Executivos estaduais são acusados de condutas como abuso de poder político e econômico, uso indevido de meios de comunicação e captação ilícita de sufrágio, termo jurídico pelo qual é conhecida a prática de compra de votos.
Se forem considerados culpados pela Justiça Eleitoral, esses governadores terão de deixar os cargos e ainda correm o risco de ficarem inelegíveis, por causa da Lei da Ficha Limpa. Embora o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha decidido que essa norma não poderia barrar nenhuma candidatura na eleição passada, a lei está em vigor e crimes cometidos na campanha de 2010 podem transformar um político em ficha-suja.
 
Entre os governadores com mandato contestado estão os de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), do Acre, Tião Viana (PT), e do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB). O chefe do Executivo de Roraima, José de Anchieta Junior (PSDB), chegou ser cassado pelo TRE de seu Estado, mas em fevereiro conseguiu uma liminar no tribunal superior que garantiu a permanência no governo até o julgamento definitivo do recurso.
 
Além deles, enfrentam ações na Justiça Eleitoral mais sete governadores: Wilson Martins (PSB), do Piauí; Siqueira Campos (PSDB), do Tocantins; Rosalba Ciarlini (DEM), do Rio Grande do Norte; Omar Aziz (PMN), do Amazonas; Cid Gomes (PSB), do Ceará; Teotônio Vilela (PSDB), de Alagoas; Silval Barbosa (PMDB), de Mato Grosso.
 
Todos os 11 governadores, por meio de seus advogados, dizem nos processos que são inocentes, que não cometeram ilícitos eleitorais e que estão sendo perseguidos pelos adversários derrotados nas eleições. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Ataque aéreo dos EUA deixa pelo menos 25 mortos no Paquistão

Pelo menos 25 pessoas, entre elas três mulheres e cinco crianças, foram mortas em um ataque realizado sexta-feira (22) por aviões não-tripulados dos Estados Unidos contra uma casa em uma zona tribal do noroeste do Paquistão, segundo informações do serviço de inteligência do país.
O ataque ocorreu dois dias depois da visita do almirante Mike Mullen, a principal autoridade militar dos EUA, a Islamabad, na qual ele se mostrou preocupado com a associação entre agentes da segurança paquistanesa e militantes que atacam as forças lideradas pelo governo americano na fronteira com o Afeganistão.

Cinco mísseis

A emissora privada de televisão Geo News informou que os aparelhos sem piloto operados pela Agência Central de Inteligência (CIA) dispararam cinco mísseis contra o complexo habitacional localizado no povoado de Spinwan, no Waziristão do Norte.

Foi o primeiro ataque dos drones estadunidenses nessa zona tribal paquistanense fronteiriça com o Afeganistão desde o realizado em 17 de março passado contra uma casa de idosos, deixando 39 mortos.

Washington afirma que os bombardeios estão dirigidos contra os rebeldes afegãos e paquistaneses em guerra contra tropas da Otan localizadas no Afeganistão.

Contraproducentes

O governo paquistanense, aliado dos Estados Unidos na região, considera, no entanto, que os ataques são contraproducentes, porque contribuem com o sentimento anti-estadounidense entre a população local, e fortalecem os insurgentes islâmicos que operam na região.

De acordo com os números extra-oficiais, mais de duas mil pessoas, a maioria civis, morreram no noroeste do Paquistão desde 2004, como resultado dos mísseis disparados pelos aviões sem pilotos estadunidenses.

É um morticínio pouco comentado pelos grandes meios de comunicação e, por isto, geralmente ignorado pela opinião pública. A versão dominante é de que se trata de uma guerra contra o terrorismo.

fonte: Portal Vermelho

PSD de Parnamirim poderá ficar sob o comando de Agnelo

 O grupo do deputado Gilson Moura, em Parnamirim, anda meio jururu com o vice-governador Robinson Faria. É que, no comando do PSD no RN, Robinson tem conversado sobre o partido em Parnamirim...com o deputado Agnelo Alves.
Gilson permanece no PV...e corre o risco de perder o apoio do vice-governador, e quem sabe, da governadora, à sua candidatura a prefeito de Parnamirim.
Resta saber se do lado de Agnelo ele apoiará reeleição do atual prefeito, Maurício Marques, ou se será, o próprio, candidato ao cargo que já ocupou por duas vezes no município.
O PSD fará toda a diferença...


fonte: Thaisa Galvão

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Chico César se recusa a patrocinar bandas de forró estilizado

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, reforçou, ontem, a posição do seu secretário de Cultura, o cantor Chico César, de não patrocinar as chamadas "bandas de plástico" nos festejos juninos deste ano.

Além de ressaltar que o estado não tem condições financeiras para arcar com as despesas de contratação dessas bandas, o governador salientou que se houver algum recurso disponível será para ajudar na valorização do forró regional, também conhecido como forró pé de serra. A atitude do secretário já tivera o endosso, no "twitter", da primeira dama, Pâmela Bório, que não vê "identidade" nessas bandas.

Chico César entende que além de não refletirem a realidade nordestina, as "bandas de plástico" podem se prestar a irregularidades na prestação de contas por parte de administradores sem maior compromisso com o interesse público. Alertou, igualmente, para a poluição sonora e para o alto custo cobrado pelas referidas bandas.

Ontem, o compositor e secretário advertiu prefeitos que insistirem em buscar financiamento estatal para agremiações musicais de fora que haverá a rescisão de contratos celebrados, supostamente envolvendo a administração estadual.

Leia nota oficial divulgada por Chico César:

"Tem sido distorcida a minha declaração, como secretário de Cultura, de que o Estado não vai contratar nem pagar grupos musicais e artistas cujos estilos nada têm a ver com a herança da tradição musical nordestina, cujo ápice se dá no período junino. Não vai mesmo. Mas nunca nos passou pela cabeça proibir ou sugerir a proibição de quaisquer tendências. Quem quiser tê-los que os pague, apenas isso. O Estado encontra-se falto de recursos e já terá inegáveis dificuldades para pactuar inclusive com aqueles municípios que buscarem o resgate desta tradição. São muitas as distorções, admitamos. Não faz muito tempo vaiaram Sivuca em festa junina paga com dinheiro público aqui na Paraíba porque ele, já velhinho, tocava sanfona em vez de teclado e não tinha moças seminuas dançando em seu palco. Vaias também recebeu Geraldo Azevedo porque ele cantava Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em festa junina financiada pelo governo aqui na Paraíba, enquanto o público, esperando a dupla sertaneja, gritava "Zezé, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver".


Intolerância é excluir da programação do rádio paraibano (concessão pública) durante o ano inteiro, artistas como Parrá, Baixinho do Pandeiro, Cátia de França, Zabé da Loca, Escurinho, Beto Brito, Dejinha de Monteiro, Livardo Alves, Pinto do Acordeon, Mestre Fuba, Vital Farias, Biliu de Campina, Fuba de Taperoá, Sandra Belê e excluí-los de novo na hora em que se deve celebrar a música regional e a cultura popular”.


Secretário de Estado da Cultura – Chico César"


Fonte: jornal O Norte, por Nonato Guedes

Conta de luz mais cara a partir desta sexta-feira

Se não bastasse o combustível, a novidade no bolso dos potiguares a partir desta sexta-feira (22) é a conta de lua mais cara. Reajuste definido com a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reajusta em 9,86% o preço da conta de luz.

Os preços varia conforme o nível de tensão. Para os consumidores de baixa tensão (grupo B) composto principalmente pelos residenciais, o efeito é de 9,70%. O grupo A, que estão indústrias e comércio de médio e grande porte, ligados em alta tensão, a variação média será de 10,27%. 

Pesquisa sobre população com diploma: Brasil é último país de 36

Para concorrer em pé de igualdade com as potenciais mundiais, o Brasil terá que fazer um grande esforço para aumentar o percentual da população com formação acadêmica superior. Levantamento feito pelo especialista em análise de dados educacionais Ernesto Faria, a partir de relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), coloca o Brasil no último lugar em um grupo de 36 países ao avaliar o percentual de graduados na população de 25 a 64 anos.

Os números se referem a 2008 e indicam que apenas 11% dos brasileiros nessa faixa etária têm diploma universitário. Entre os países da OCDE, a média (28%) é mais do que o dobro da brasileira. O Chile, por exemplo, tem 24%, e a Rússia, 54%. O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, disse que já houve uma evolução dessa taxa desde 2008 e destacou que o número anual de formandos triplicou no país na ultima década.

Ponto de partida

“Como saímos de um patamar muito baixo, a nossa evolução, apesar de ser significativa, ainda está distante da meta que um país como o nosso precisa ter”, avalia. Para Costa, esse cenário é fruto de um gargalo que existe entre os ensinos médio e o superior. A inclusão dos jovens na escola cresceu, mas não foi acompanhada pelo aumento de vagas nas universidades, especialmente as públicas. “ Isso [acabar com o gargalo] se faz com ampliação de vagas e nós começamos a acabar com esse funil que existia”, afirmou ele.

Costa lembra que o próximo Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece como meta chegar a 33% da população de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior até 2020. Segundo ele, esse patamar está, atualmente, próximo de 17%. Para isso será preciso ampliar os atuais programas de acesso ao ensino superior, como o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que aumentou o número de vagas nessas instituições, o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece aos alunos de baixa renda bolsas de estudo em instituições de ensino privadas e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que permite ao estudantes financiar as mensalidades do curso e só começar a quitar a dívida depois da formatura.

“O importante é que o ensino superior, hoje, está na agenda do brasileiro, das famílias de todas as classes. Antes, isso se restringia a poucos. Observamos que as pessoas desejam e sabem que o ensino superior está ao seu alcance por diversos mecanismos", disse o secretário.

Faixas etárias

Os números da OCDE mostram que, na maioria dos países, é entre os jovens de 25 a 34 anos que se verifica os maiores percentuais de pessoas com formação superior. Na Coreia do Sul, por exemplo, 58% da população nessa faixa etária concluiu pelo menos um curso universitário, enquanto entre os mais velhos, de 55 a 64 anos, esse patamar cai para 12%. No Brasil, quase não há variação entre as diferentes faixas etárias.

O diagnóstico da pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) e especialista no tema Elizabeth Balbachevsky é que essa situação é reflexo dos resultados ruins do ensino médio. Menos da metade dos jovens de 15 a 17 anos está cursando o ensino médio. A maioria ou ainda não saiu do ensino fundamental ou abandonou os estudos. “Ao contrário desses países emergentes, a população jovem que consegue terminar o ensino médio no Brasil [e que teria condições de avançar para o ensino superior] é muito pequena”.

Como 75% das vagas em cursos superiores estão nas instituições privadas, Elizabeth defende que a questão financeira ainda influencia o acesso. “Na China, as vagas do ensino superior são todas particulares. Na Rússia, uma parte importante das matrículas é paga, mas esses países desenvolveram um esquema sofisticado de financiamento e apoio ao estudante. O modelo de ensinos superior público e gratuito para todos, independentemente das condições da família, é um modelo que tem se mostrado inviável em muitos países”, comparou ela.

Inclusão

A defasagem em relação outros países é um indicador de que os programas de inclusão terão que ser ampliados. Segundo Costa, ainda há espaço – e demanda – para esse crescimento. Na última edição do ProUni, por exemplo, 1 milhão de candidatos se inscreveram para disputar as 123 mil bolsas ofertadas. Elizabeth sugere que os critérios de renda para participação no programa sejam menos limitadores, para incluir outros segmentos da sociedade.

“Os dados mostram que vamos ter que ser muito mais ágeis, como estamos sendo, fazer esse movimento com muita rapidez porque, infelizmente, nós perdemos quase um século de investimento em educação. A história nos mostra que a Europa e outras nações como os Estados Unidos e, mais recentemente, os países asiáticos avançaram porque apostaram decididamente na educação. O Brasil decidiu isso nos últimos anos e agora trabalha para saldar essa dívida”, disse a pesquisadora.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 21 de abril de 2011

CAMPEONATO ESTADUAL


Palmeira vence o Potiguar e toma vice-liderança do América

Foi na rodada dupla em Mossoró; na preliminar, o Baraúnas bateu o ASSU.


A sétima rodada do segundo turno do Campeonato Potiguar está "fechada", O complemento foi em plena Quinta-Feira Santa com rodada dupla em Mossoró - e muito pouco público: apenas 173 pagantes (e 48 não-pagantes) testemunharam a vitória do Baraúnas sobre o ASSU por 2 a zero e o êxito do Palmeira de Goianinha sobre o Potiguar de Mossoró, 1 a zero, resultado que fez o Palmeira tomar a vice-liderança do América.

Baraúnas e ASSU fizeram a partida preliminar. Jogo de qualidade técnica discutível. Os gols só vieram no segundo tempo: aos 4 minutos, em contra-ataque, Diego avançou pela direita e lançou Adalgiso que, pelo centro, chutou "na veia", sem dar chance de defesa ao goleiro do ASSU - Baraúnas 1 a zero. Dois minutos depois, Helinho recebeu a bola emmeio a outro contra-ataque e, sem ser importunado, alcançou a área adversária e chutou: Baraúnas 2 a zero. a pressão do time da casa se seguiu até os 15 minutos - nesse meio tempo o ASSU tratou de melhorar no aspecto defensivo e equilibrar as ações; em seguida o jogo caiu de rendimento. Final, Baraúnas 2 a zero.

O jogo principal, entre Potiguar e Palmeira, foi igualmente discutível do ponto de vista técnico. E,como ocorreu na preliminar, o gol só veio no segundo tempo: aos 11 minutos, Zé Antônio arriscou uma "bomba do meio da rua", a bola quicou diante do goleiro enganando-o e foi parar no fundo das redes, Palmeira 1 a zero. Daí ate o fim, o Palmeira administrou o jogo enquanto o Potiguar buscou sem sucesso empatar a partida.

Com o resultado, o Palmeira passou a 14 pontos e tomou o segundo lugar do América. O ABC segue incólume na dianteira com 19 pontos. Eis a classificação:

PosEquipePtsVSGGPR%
1ABC19691190,48%
2Palmeira14461366,67%
3América134111561,90%
4Coríntians113-1952,38%
5Baraúnas10341347,62%
6Sta. Cruz9231242,86%
7ASSU82-41038,10%
8Potiguar62-4428,57%
9Alecrim41-10319,05%
10Centenário41-14219,05%
 

22 de abril - 511 anos da chegada dos portugueses ao Brasil

domingo, 17 de abril de 2011

Multidão nas ruas de Havana celebra 50 anos do socialismo cubano

O presidente de Cuba, Raúl Castro, inaugurou neste sábado (16) o 6º Congresso do Partido Comunista (PCC), o primeiro em 14 anos, que aprovará mudanças no modelo econômico do o país e elegerá sua maior liderança política.



Raúl Castro, de 79 anos, preside o Congresso no qual participam 1.000 delegados, com a ausência do primeiro secretário do PCC - máxima liderança - Fidel Castro, que se retirou do governo em julho de 2006 quando ficou doente.

O Congresso foi aberto no Palácio das Convenções após um desfile militar popular no qual participaram mais de meio milhão de pessoas na emblemática Praça da Revolução de Havana, para comemorar os 50 anos do socialismo cubano.

Raúl Castro convocou o Congresso para debater e aprovar um plano demudanças econômicas, inicialmente de 291 medidas, que aumentou para 311 após um intenso debate popular de três meses.

O primeiro vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura, foi o encarregado de inaugurar a reunião com um breve discurso no qual ressaltou que o verdadeiro início do evento foi meses atrás com a discussão popular do documento marco do Congresso.



Ventura ressaltou que nesse processo participaram os militantes do partido e todos os revolucionários e cubanos que desejaram expressar suas opiniões e propostas necessárias para atualizar o modelo econômico e social da ilha.

Machado Ventura também indicou que de acordo com o "empenho de ser a cada dia mais racionais" nesta reunião participam menos convidados e delegados que nos anteriores, e apontou que se dará prioridade ao trabalho em comissões para facilitar a participação.

Em seguida, Raúl Castro leu o relatório central do Congresso do Partido. O 6º Congresso tem como principal tarefa ratificar o plano de mudanças econômicas empreendido por Raúl Castro para superar a aguda crise do país, contido no documento "Projeto de Diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e a Revolução".

Com a dramática advertência "ou retificamos ou afundamos", Raúl, de 79 anos, sugere "atualizar" o modelo cubano, "sem restaurar o capitalismo", nem separar-se do caminho socialista "irrevogável" que Fidel Castro traçou 50 anos atrás.

O Congresso será crucial, admitiu o governante, por ser o último com a participação da "geração histórica" que levou ao triunfo a revolução no dia 1º de janeiro de 1959 e travou batalhas como a da Baía dos Porcos.

Além disso, a reunião deverá escolher os órgãos de direção do Partido Comunista de Cuba e é previsível que se formalize a renúncia de Fidel Castro como primeiro-secretário da organização e sua substituição por seu irmão Raúl nesse cargo, o principal do partido.

A inauguração do conclave comunista foi transmitida ao vivo pela televisão cubana e se prevê que o mesmo ocorra com o encerramento na próxima terça-feira 19 de abril.

Fonte: Portal Vermelho

Deputado Vivaldo Costa anuncia que irá para o PSD

"Há dias que eu vinha refletindo, ouvindo os correligionários e amigos, para tomar essa decisão. Vou deixar o Partido da República, sem mágoas, nem ressentimento. Sou amigo pessoal do deputado federal João Maia e quero muito bem a ele, mas não existe mais clima de convivência política. Na última campanha, tomei a decisão de ir contra o partido, e isso causou um grande constrangimento a João Maia. Então, Vivaldo no PSD, é melhor para João Maia e melhor para o PR". disse Vivaldo.

Em resposta, João Maia disse: “Ele já havia saído de fato, agora sai de direito. Oferecemos todas as oportunidades possíveis para ele permanecer, mas como ele não quis, só tenho uma coisa a dizer: vai com Deus”.

Produtores protestaram contra o Programa do Leite em Serra Negra do Norte

Na manhã deste sábado (16), lideranças políticas de Serra Negra do Norte como o prefeito Rogério Mariz (PSB), o vereador Eraldo Alves (PT) e o dirigente da COOPERSERRA, Aluizio Faria, além do agrônomo Procópio Lucena, representante do SEAPAC da Diocese de Caicó comandaram um ato público em protesto pelo atraso no pagamento no Programa do Leite.

A manifestação surgiu do apelo de produtores rurais, que reclamaram do atraso no repasse das quinzenas do leite. Dentre os problemas apresentados estão dificuldade de comprar ração para os animais, implementos agrícolas e o próprio sustento das famílias.

PARABÉNS AO MAIS NOVO CASAL DE CAICÓ

Neste domingo pela manhã, na Paróquia Santo Estevam Diacóno, no bairro Castelo Branco, aconteceu mais um daqueles momentos que ficam marcados na nossa vida, pois o casal Frankly e Marluce oficializaram seu casamento. Fiquei muito emocionado em ver amigos que conheci antes do início do namoro e agora os vi casar, pessoas especiais, as quais adimiro muito.

Sucesso na nova vida amigos!

sábado, 16 de abril de 2011

Mudanças econômicas marcam nova fase do socialismo em Cuba

No dia em que se comemoram os 50 anos da proclamação do caráter socialista da Revolução Cubana, o Partido Comunista de Cuba promove o 6º Congresso para discutir e aprovar a nova política econômica e trabalhista da ilha. O cônsul geral, Lázaro Méndez, acredita em uma nova fase do socialismo no país e ressalta que as mudanças serão imprescindíveis para a continuidade e o sucesso da revolução.

 
Há 50 anos, Fidel Castro declarava o caráter socialista da Revolução Cubana contra o imperialismo norte-americano. Hoje, sob a liderança de Raul Castro, o país inicia uma nova etapa de seu socialismo. Neste sábado (16), o Partido Comunista de Cuba promove o 6º Congresso para aprovar as novas diretrizes da política econômica da ilha. As mudanças propõem um reordenamento trabalhista e tributário, tendo em vista uma maior eficiência, a diminuição de gastos e o aumento da produtividade do país.

Ainda sob bloqueio econômico e tecnológico dos Estados Unidos, Cuba vive uma situação delicada: estima-se que até o ano passado o país teve um prejuízo de mais de US$ 750 bilhões com o corte de relações comerciais. Outros fatores, como a crise mundial de 2008 e os 16 furações que abalaram o país em dez anos – causando perdas no valor de US$ 20,5 bilhões – ajudaram a agravar o quadro.

Sob este cenário, o cônsul-geral de Cuba em São Paulo, Lázaro Méndez, avalia que as mudanças econômicas são imprescindíveis para a continuidade do socialismo na ilha. “Teremos um sistema econômico muito produtivo e, para isso, vamos realocar gradativamente os trabalhadores excedentes em determinados setores”, explica. Méndez acrescenta ainda que existe uma ausência significativa de trabalhadores em certas áreas, enquanto em outras, há profissionais em excesso. “Temos que canalizar melhor a mão de obra cubana”, enfatiza.

Entretanto, o cônsul alerta que essa recolocação não pode ser feita repentinamente. “Estamos trabalhando nisso há muito tempo e sem pressa. Não pode haver enganos”. Méndez garante também que os profissionais transferidos serão capacitados para ocupar as novas funções. “Partimos do pressuposto que temos um povo bem preparado culturalmente. Quando os Estados Unidos pararam de importar açúcar de Cuba, por exemplo, a indústria açucareira sofreu um impacto muito grande; quase 300 mil pessoas tiveram que sofrer uma realocação no mercado”, lembra.

Méndez acredita que depois de tantos anos este é o momento ideal para a reestruturação. “Queremos desenvolver nosso próprio modelo econômico, sem olhar para ninguém. A China e o Vietnã construíram o deles. Precisamos levar em consideração que Cuba precisa se atualizar de acordo com o mundo atual”, observa. “O mundo não pode ir por um caminho e nós, seguirmos por outro”, reflete.

Futuro social e econômico

Para o Projeto de Diretrizes de Política Econômica e Social chegar ao Congresso de Cuba com as novas propostas do governo, ele passou por uma ampla discussão de base realizada junto à população, comunidades, centros de trabalho e membros do partido. “Percebemos que os cubanos optaram pela atualização do socialismo no país”.

Segundo o cônsul, foram criadas comissões de economistas, nas quais foram desenvolvidas mais de 290 diretrizes que englobam toda a economia da ilha. Ao longo do processo, dos 11 milhões de cubanos que vivem hoje no país, mais de 7 milhões participaram com sugestões e opiniões da elaboração do projeto. E ainda, de acordo com ele, cerca de 60% do projeto inicial foram alterados ao longo das reuniões de base.

Com a nova postura do Estado cubano – que passará a atuar de um modo menos “paternalista”, como definem os cubanos – acredita-se que os trabalhadores poderão render melhor, ou seja, cada um deles dará um aporte mais importante à sociedade. Atualmente, com o processo de transição, cerca de 500 mil trabalhadores estão sendo remanejados.

Méndez explica que a mudança não traz riscos de desemprego nem de concentração de propriedade e poder. “O acúmulo de propriedade continuará proibido, assim, não haverá riscos de pessoas físicas acumularem poder político a partir do poder econômico”, afirma ele. “A concentração de profissionais será mais bem distribuída e o Estado passará a subsidiar apenas a parcela da população mais necessitada”, esclarece.

A patrulha ideológica da TV Globo contra o MST e as lutas sociais

A Globo não se cansa de tentar criminalizar as lutas sociais. Um dos seus alvos prioritários é o Movimento dos Sem Terra (MST). Esta linha reacionária foi reiterada no Jornal Nacional de sexta-feira, 14, que “denuncia” com afetada indignação o comportamento do governo estadual baiano diante de uma manifestação dos sem-terra pela reforma agrária.



"O Governo da Bahia está pagando comida e banheiros químicos para um grupo de sem terra que invadiu repartições públicas estaduais", diz a reportagem. "As despesas são cobertas com dinheiro público. São 3 mil pessoas ligadas ao MST. Só com açougue, a Secretaria Estadual de Agricultura, até agora, já gastou cerca de R$ 30 mil. São 300 quilos no almoço, mais 300 quilos no jantar, tem sido a média diária do consumo de carne".

Rostos globais indignados

A emissora, que tratou de repercutir o tema no jornal e na internet, aborda o gesto do governo do ex-sindicalista Jacques Wagner como uma política inaceitável, absurda, insinuando ainda que a ajuda é irregular. A indignação fica estampada nos rostos, movimentos e tom dos comentários dos jornalistas.

Inquirido pelo Jornal Nacional, o secretário da Comunicação Social, Robinson Almeida, que falou pelo governo do estado, explicou que não há ilegalidade no pagamento das despesas dos manifestantes. “É uma questão de saúde pública e segurança alimentar. Crianças, idosos, jovens, adultos, velhos que precisavam desse apoio do governo”, afirmou. O argumento não convenceu a Organizações Globo.
Caso de polícia
Refletindo a ideologia e os interesses da nova e velha direita, o veículo da família Marinho, que prosperou sob o regime militar e hoje lidera o oligopólio da comunicação televisiva no Brasil, ainda pensa que luta social é caso de polícia e pressiona para que seja tratada como tal. Estará com saudades dos tempos da “ditabranda”, que apoiou até o último minuto?

No ódio que a Globo destila ao MST e aos trabalhadores, transparece as digitais de classe e o rancor característico das forças obscurantistas. Quando critica a conduta do governo baiano, a emissora sugere, de forma velada, que o movimento seja tratado a pau e bala, como nos anos em que os generais comandavam a política.
Crime?
Os trabalhadores, segundo o Jornal Nacional, “estão acampados em Salvador desde o início da semana. Invadiram estacionamentos e jardins do centro administrativo do governo da Bahia. São 3 mil pessoas ligadas ao MST, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Chegaram de 19 regiões do estado e dizem que só vão sair da área quando forem recebidos pelo secretário da Agricultura.”

“Nós estamos pedindo o assentamento das famílias acampadas, assistência técnica, condições de escola nos assentamentos, melhoramento de estradas”, disse o coordenador do MST, Marcio Matos. Há algum crime nisto? Depende do ponto de vista. Quem se guia pela Rede Globo e é destituído de senso crítico (e não são poucos), certamente dirá que sim.

Quem desenvolveu uma consciência social mais avançada e sensibilidade diante do drama de humildes sem-terra verá que se trata de uma luta justa e legítima pela reforma agrária. O governo de Jacques Wagner, o MST e os trabalhadores sem-terra merecem toda a solidariedade das forças e personalidades progressistas diante da investida reacionária e tendenciosa desta mídia venal.
fonte: Portal Vermelho

PT deixa base de Bibi Costa e sugere renúncia do vice-prefeito Gilberto Costa

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (15), a presidente do diretório caicoense do Partido dos Trabalhadores, Fátima Saraiva confirmou o rompimento do PT com o governo do prefeito Bibi Costa (PR), em Caicó. Fátima disse que a decisão foi tomada pelo diretorio, durante reunião na noite desta quinta-feira (14), e que deixa sem mágoas ou qualquer ressentimento político. "O Governo de Bibi Costa não apresenta pontos que agradem o PT. Estamos deixando sem mágoas, apenas por discordarmos do modo de administração do prefeito", disse Fátima.

De acordo com Fátima, o Partido dos Trabalhadores também está sugerindo ao vice-prefeito de Caicó, Gilberto Costa (PT) que renuncie imediatamente ao cargo. "Gilberto está viajando, mas assim que ele chegar vocês vão tomar conhecimento de qual será a decisão dele. Mas nosso entendimento é pela renúncia do cargo", explicou. Fátima acha que o PT não foi respeitado pelo prefeito Bibi Costa, durante toda a sua administração. "Não tem sentido se o PT está deixando a base de Bibi, o vice-prefeito continuar no cargo. Gilberto sabe as determinações do PT, e acredito que ele vai seguir", finalizou.

Gilberto e Bibi Costa em um dos raros momentos de alegrias entre os dois

Nota do Blog: Depois de 07 anos O PT de Caicó rompeu com Bibi, mas sem dizer o que quer e pra onde ir. Além disso sugeriu a renúncia do vice, o qual não faz mais parte dos seus quadros.

Câmara Municipal derruba veto ao projeto de transparência da Saúde em Natal

 Decisão resguarda proposta que visa conceder extratos individuais dos serviços de saúde ao cidadão natalense

 Na tarde desta quinta-feira (13), os vereadores municipais de Natal reuniram-se em sessão no plenário da casa para discutir a eventual derrubada dos vetos concedidos pelo executivo aos projetos dos mesmos. Após inúmeras discussões, o legislativo municipal derrubou por 11 votos a 5, o veto da prefeita Micarla de Sousa ao projeto de Lei 002/2010, de autoria do vereador George Câmara (PCdoB), que obriga o município a detalhar os gastos com a saúde de Natal, fornecendo aos usuários do sistema de saúde um extrato demonstrativo dos gastos específicos do serviço que utilizou.

Para tanto, a sessão desta tarde gerou muita discussão e um debate “acalorado” entre a bancada de situação que apóia Micarla e os vereadores de oposição que tiveram a maioria dos seus projetos vetados pela prefeita. O Vereador George Câmara (PCdoB) que teve projetos de lei vetados pelo executivo questionou a postura e a decisão da Prefeita Micarla e dos vereadores liderados por ela. Segundo ele, o grupo de situação deveria avaliar os projetos de maneira imparcial e inteligente, priorizando sempre a qualidade de vida do povo de Natal, apreciando e aprovando as propostas boas para toda a cidade.

George comentou sobre a derrubada do veto ao seu projeto: “Essa decisão é histórica e pode representar um marco na transparência das gestões municipais em Natal. Foi um momento de amadurecimento da Câmara, que apesar da pressão exercida pela liderança da prefeita aos vereadores que apóiam a mesma; alguns souberam entender a importância do projeto e os benefícios que o mesmo pode trazer aos natalenses, e votaram a favor da cidade”.

Entenda o Projeto de Lei 002/2010:
Aprovado pela Câmara Municipal de Natal, o projeto de Lei 002/2010, de autoria do vereador George Câmara (PCdoB), obriga o município a dar total publicidade e transparência aos gastos com a saúde. Ainda mais: a proposta sugere o fornecimento de extratos individuais que comprovem todos os gastos realizados por paciente. Vetado anteriormente pelo executivo municipal e de volta as mãos dos vereadores natalenses, o projeto do vereador George Câmara foi reaprovado pela casa, após derrubada do veto da prefeita pelo legislativo municipal.

 
Arthur Varela, de Natal-RN

quinta-feira, 14 de abril de 2011

OPOSIÇÃO AO GOVERNO DILMA ESTÁ SEM RUMO

Cargo de vice-prefeito de Jardim do Seridó fica vago com cassação de Patrício Júnior

O processo que pede a cassação dos direitos políticos do ex-prefeito de Jardim do Seridó, Patrício Joaquim de Medeiros Júnior (PDT) foi transitado em julgado. Com a condenação, ele tornou-se inelegível por cinco anos, alem de ter que devolver aos cofres públicos a quantia de R$ 67.563,81. Tambem não pode contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais, mesmo que seja por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.

Consciente de que vai perder o cargo de vice-prefeito, apenas lamentou a decisão da Justiça, e disse que deixava a vice-prefeitura, apesar de todas as denúncias, de cabeça erguida.

"Nem fui o primeiro e muito menos serei o último político a ser cassado neste Brasil", resumiu Patrício.

Como a cidade ficará sem vice-prefeito, em qualquer eventualidade de afastamento, renúncia ou ausência do prefeito Jocimar Dantas (PMDB), quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara Municipal, Anchieta Júnior (PR).

quarta-feira, 13 de abril de 2011

TERMINA NESTA QUINTA PRAZO PARA ENVIO DE NOVOS FILIADOS AO TRE

 
Termina nesta quinta-feira prazo para os partidos políticos encaminharem lista de filiados ao TRE. Aqueles que desejam se filiar ou desfiliar-se a algum partido político deve faze-lo até amanhã, pois o sistema somente reabrirá em setembro

Mubarak é detido e militares ganham respeito de manifestantes

Mubarak é detido e militares ganham respeito de manifestantes
CAIRO (Reuters) - O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak foi condenado a passar 15 dias na prisão nesta quarta-feira, garantindo aos militares que governam o país o respeito de manifestantes ao eliminar suspeitas de que estariam protegendo o ex-líder de investigações.

A TV estatal informou que Mubarak, de 82 anos, e seus filhos Gamal e Alaa vão comparecer diante de um juiz do Cairo na próxima terça-feira para uma audiência, após a prisão determinada pelo Ministério Público.
A notícia da detenção rendeu aos militares que atualmente governam o país maior respeito entre os manifestantes, que exigem punição a Mubarak, cujo regime de 30 anos chegou ao fim em 11 de fevereiro após 18 dias de protestos populares em que mais de 380 pessoas morreram.

Mubarak foi internado na terça-feira após uma "crise cardíaca" durante interrogado sobre a morte de manifestantes e desvio de verbas públicas, informou a imprensa estatal. Informações, no entanto, divergem sobre a gravidade do seu estado de saúde.

O Ministério Público convocou e interrogou Mubarak sobre o assassinato de manifestantes, desvio de dinheiro público e abuso de poder.

"O ex-presidente Hosni Mubarak foi detido por 15 dias para investigação", informou a televisão estatal.
Seus dois filhos, Alaa e Gamal, também foram interrogados como parte da investigação e detidos, disse a TV.

Em seu primeiro comentário público desde sua renúncia, transmitido pela televisão Al Arabiya no domingo, Mubarak negou as acusações.

Um helicóptero militar pousou perto do hospital onde Mubarak estava internado em Sharm el-Sheikh, na quarta-feira, para transportar o ex-presidente ao Cairo, informou a rede de TV Al-Jazeera. Uma fonte de segurança disse à Reuters que Mubarak poderia ser transferido ao Cairo ou arredores para participar do inquérito.

A agência de notícias oficial também disse que ainda não foi determinado o local para o qual Mubarak seria levado. A agência relatou um forte esquema de segurança em torno do hospital no balneário do Mar Vermelho.

A fonte disse que os filhos de Mubarak foram levados para uma prisão nos arredores de Cairo, integrando uma lista de ex-ministros e funcionários sob investigação e detidos na mesma prisão.
Gamal, de 47 anos, filho mais novo de Mubarak, mantinha um alto cargo no partido governista. Muitos egípcios acreditavam que ele estaria sendo preparado para suceder seu pai, embora ambos negassem tais planos.

fonte: portal yahoo